4 de agosto de 2011

Carne de Porco á Portuguesa

Este é um daqueles pratos que me faz lembrar a infância e que como desde que me lembro. Mas sempre feito pela matriarca...Há uns tempos atrás, quando resolvi dedicar-me mais ás coisas da cozinha, dei por mim com vontade de fazer esta receita, e depois de pesquisa feita, encontrei uma receita que me pareceu ser a certa, apesar de ter feito uns pequenos ajustes.
Assim o prato do dia é este; acaba por ser bastante fácil,  barato (no Pingo Doce a carne de porco tá a €2.99 Kilo), e quando temos pessoal em casa, e não nos apetece ter muito trabalho, é sempre um sucesso garantido. Ora vamos lá!!!!

Ingredientes:
  • 500 gr de carne de porco aos cubos (o melhor é sermos nós a escolher um bom naco e depois em casa partir aos cubos; a que está á venda já cortada tem muita gordura...temos de rentabilizar "a coisa" e não gastar € em gordura, mas sim em carne...)
  • Azeite qb
  • 1 Colher de sopa de Banha de Porco
  • 2 folhas de Louro
  • 4 dentes de Alho
  • Vinho Branco (nunca menos de 250 ml)
  • 1 ou 2 colher de sopa de Massa de Pimentão
  • 1/2 Pimento
  • Sal e Pimenta qb
  • Coentros
  • Pickles a gosto
  • Batatas para fritar.
Preparação:

  1. Na picadora "1.2.3" (a Bimby dos anos "80" lololollll) gosto de picar os alhos, com o 1/2 pimento, de forma a formar uma pasta. Adiciono então essa pasta á carne de porco, com o sal, pimenta, a massa de pimentão ( que nem é preciso muita, porque já temos o pimento, depende mesmo do gosto), as folhas de louro e o vinho. O vinho poderá ser um pouco mais, porque depois vamos usá-lo no final da receita para criar o molho, mas nunca mais do que 400 ml, pelo menos para esta quantidade de carne. Deixar marinar de um dia para o outro.
  2. Num tacho colocar o azeite (+/- 6 colheres de azeite) e a banha (era uma renitente em usar banha, mas a verdade é que dá, de facto, gosto e se formos a contabilizar as "porcarias" que comemos qd vamos, por exemplo a um fast food, a banha perto disso é irrelevante; de qualquer forma os nossos avós comiam banha e andavam sãos que nem peros, certo????). Junte depois a carne no tacho, sem a marinada, e deixe cozinhar. O que eu faço, depois de começar a borbulhar, é baixar o lume, tapar e deixar a carne cozinhar, enquanto liberta sucos que criam algum molho. Deixar cozinhar por 1/2h +/-.
  3. Agora adiciono a marinada e deixo cozinhar até que a carne fique tenra. Ajusto temperos, mais ou menos sal e pimenta. O que poderá variar mediante o gosto de cada um é a quantidade de molho que se pretende. EU gosto de molho e apesar de já ter comido esta prato quase seco, gosto que o tenha e de molhar as batatinhas e o pão no molho (maldito pão e molho!!!), mas isso depende de cada um. Depois da carne estar macia, destapem e deixem apurar, mediante a "questão molho" de cada um.
  4. Quando estiver pronto, salpicar de coentros, o que pode variar, já que EU AMO COENTROS!!!!!!
  5. Servir de imediato, com batatas fritas, aos cubos. Podemos também servir com pickles, que eu pico na "1.2.3".
Não sirvo a carne misturada nas batatas. PONTO. A "matriarca" serve-a misturada e o que acontece é que as batatas absorvem o belo do molho; assim sirvo tudo á parte, e depois quem quiser que  misture, á laia de "self-service".

Este receita também serve de base á Carne de Porco á Alentejana ( vivó Alentejo!!!!) e se assim for, uns 10 minutos antes de desligarmos o lume podemos acrescentar ameijoas (agora tão em voga, as congeladas do Vietname, mais baratinhas) ou, se quisermos ser "hippie chiq", uns camarões descascados, só com a cabeça (também para dar gosto), a acrescentar 10 minutos antes de desligar o lume, para cozinharem.
Já agora, se com ameijoas é "á Alentejana" como é que se chamaria com camarões?? Aceitamos sugestões..........

Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares