3 de agosto de 2011

Chili com Carne (mummy, desculpa, mas este é melhor....)

A supra suma da cozinha na nossa familia é de facto a MATRIARCA, a mãe das 2 bloggers, e de tantas coisas boas que ela sabe fazer o seu Chili é suplantado por este, feito pela madrasta do meu compadre. Adoro o meu chili ( q é a fusão de 2 receitas q pesquisei pela net), adoro o da minha mãe mas este é "O" chili.....delicioso, bem temperado e que faz as delicias do grupo de amigos, que se reune em casa do meu compadre quando há mega festividades.
Depois de perder a vergonha, no último "ajuntamento", pedia receita. E assim, para o mundo compartilho esta delicia........

Ingredientes:
  • 500 gr de carne de vaca picada
  • 500 gr de carne de porco picada (a carde deve ser picada com um chouriço, para dar gosto)
  • 4 latas de feijão encarnado (ou 1 pacote de kilo de feijão previamente demolhado, pelo menos 24h, sendo que se deve mudar a água de x em qd)
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • 2 chouriços
  • 2 morcelas
  • 1 lata grd de tomate pelado
  • 2.5 dl de vinho branco
  • 2 cebolas
  • 2 alhos
  • azeite, 1 ou 2 folhas de louro, noz moscada em pó, sal, pimenta, cominhos, 2 ou 3 malaguetas
Preparação:
  1. Refogar no azeite as cebolas e alhos, bem picadinhos, os pimentos ás tirinhas finas, com o louro e um pouco de noz moscada.
  2. Depois da cebola estar translúcida acrescentar as carnes,  e deixar cozinhar por 15 a 20 minutos, mexendo de qd em x.
  3. Temperar com o sal, pimenta, uma colher de cominhos (eu A-D-O-R-O cominhos!!!! Também dá um gosto delicioso ás moelas, cuja receita depois colocarei aqui), o vinho e as malaguetas. Cozinha por mais 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
  4. Triturar o tomate pelado e acrescentar á carne (com a varinha mágica, fica perfeito). Misturar bem e deixar cozinhar por 20 minutos.
  5. Agora vamos colocar as morcelas e os chouriços ás rodelas. A verdade é q não sou muito amiga de morcela, mas aqui fica perfeita. Cozinha por 5 minutos +/- e colocamos o feijão (aqui fica ao critério; pessoalmente gosto de colocar o feijão de molho por 24 h minimo, e cozê-lo na panela de pressão em 30 a 40 minutos, com um pouco de sal. É mais saudável, e não contém  aditivos e conservantes, q o feijão de lata tem, sentindo-me assim á vontade para juntar a água da cozedura do feijão ao molho do chili, conforme pode ser necessário, por básicamente é só água com um pouco de sal. Mas para desenrascar ou para quem não tem a dita da panela, o feijão de lata está muito bem!).
  6. Agora vamos deixar apurar. provar, ajustar os temperos, mediante o nosso gosto, devemos colocar mais ou menos sal, mais ou menos pimenta, mais ou menos cominhos. 
  7. Quando estiver pronto, tira-se do lume e "salpica-se" com vinagre, apenas um pouco para refrescar e dar gosto (este deve ser o "segredo" do chili, pq nunca tinha visto....).
Servir de imediato, a acompanhar com arroz branco e para quem gosta, pão, muito pão, para se encharcar naquele molho delicioso.....é um prato excelente num convivio de amigos, nesta altura de Verão tornasse um pouco "quente", mas tb com o Verão que temos tido, o mlehor é aproveitar para fazermos coisas boas que nos regalem, já que o tempo não o tem feito por nós.

Disfrutem.
Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares