18 de fevereiro de 2012

A bela da ISCA!!!!

Mais um sabor de infância....
Acho que com as Iscas não há concenso: ou se adora ou se odeia, e eu ADORO! Sempre gostei e sempre hei-de gostar: o sabor, o tempero, o molho, molhar o pão no molho. DELICIA!

Portanto, e já que não é algo que faça com muita frequência, este sábado é dia de Iscas! Para gaudio nosso, para desagrado da primogénita (mas o que ela ainda não sabe é que para ela e para a benjamim será costeletas!).

Então, aqui vai!

Ingredientes:
  • iscas (acho que desta vez foi entre 500 a 700 gr)
  • Alhos (uso sempre muitos, para aí uns 7)
  • Folhas de Louro (penso que 4)
  • Sal e Pimenta (mais uma x, o usei o moinho "5 Pimentas" do Continente; Ó tio Belmiro, olhó meu patrocínio!!)
  • Vinho Branco (usei 750ml)
  • Batatas q.b
  • Margarina e Azeite q.b.
Preparação:
  1. Temperar as iscas ou de véspera ou de manhãzinha, que foi o caso, com os alhos, as folhas de louro, sal/pimenta e o vinho;  coloquem numa caixa que tenha tampa e vedem, porque se for para o frigorífico o cheiro vai impregnar os "arredores". Deixar marinar.
  2. 1 hora antes de se servir o jantar, mais coisa menos coisa, levar as batatas a cozer com um pouco de sal.
  3. Quando as ditas começarem a ferver, fritar as iscas. Numa frigideira, colocar  uma quantidade generosa de azeite e margarina e ir fritando; dá para ver quando estão no ponto, porque deixam de libertar sucos e ficam firmes. Podemos ter de ir colocando mais azeite/margarina aquando da fritura, porque costuma secar.
  4. Conforme são fritas, reservar e tapar.
  5. Quando estiverem todas feitas, deitar a marinada na frigideira e deixar que "coza"; refiro-me a "cozer" porque a marinada acaba por ser uma mistura de vinho e o proprio suco das iscas. Creio que entre 5 a 7 minutos é quanto baste.
  6. Agora colocar as iscas nesse molho e deixar repousar, em lume baixo por 5 minutos. Servir de imediato, pois por esta altura as batatas já estão cozidas.
Não esquecer o nectar dos deuses, o vinho verde,o pão (muito pão) para o molho e a sobremesa, que desta vez foram uns crepes, da mesma receita aqui do Blog!!

Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares