13 de fevereiro de 2012

Feijoada de Choco

 

Continua o “Fim de Semana da Portugalidade”, lol !!!

Andava há que tempos com vontade de fazer esta receita, pq cá por casa adoramos todos feijão: com ovos escalfados,  de Chili, sopa de…, feijão frade com atum.

É uma receita muito simples, deliciosa, apesar de levar feijão, bem mais leve que a feijoada tradicional e diferente também, pelo sabor que detém.

Este prato deveria ter o “alto patrocínio do Continente”, porque veio tudo de lá, menos o vinho branco com que temperei o prato e o arroz. Acho que tenho de pedir um “Subsidio de Patrocínio”, acham que cola??

Prontos?

 

Ingredientes:

·         500 gr de Feijão Branco

·         500gr de Choco Limpo ( a marca Continente, tem nos congelados já embalagens feitas)

·         Azeite q.b

·         1 Cebola

·         3 Dentes de Alho

·         1 Folha de Louro

·         Noz Moscada

·         1 Chouriço

·         Bacon (cortei metade de uma tira e cortei aos pedaços)

·         3 Cenouras

·         2 colheres de sopa de Polpa de Tomate

·         2 Tomates

·         1 ou 2 copos de Vinho Branco

·         1 Caldo Knorr (usei o “generalista”, versão económica)

·         Coentros

·         Sal e pimenta q.b.

 

 

Preparação:

 

1.       Demolhei o feijão de véspera e no dia seguinte cozi-o, na panela de pressão com um pouco de sal, por 30 minutos. Reservo o feijão na sua própria água.

2.       Picar a cebola, juntar 3 dentes de alho picados , uma pitada de noz moscada e a folha de louro. Cobrir com azeite, salpicar com sal e vai a refogar.

3.       Então a cebola refoga, cortar o chouriço e a cenoura ás rodelas, se for caso disso, o bacon aos pedaços. Quando a cebola estiver translúcida, adiciona-los ao refogado. Tapa e cozinha por +/- 10 minutos, mexendo de quando em vez.

4.       Agora que o chouriço e afins estão a cozinhar, pelar e triturar os 2 tomates, que se juntam depois ao tacho, com as 2 colheres de polpa de tomate. Cozinha por mais 5 minutos.

5.       Juntar o choco, que entretanto cortei aos pedaços. Juntar sal e pimenta( 5 pimentas foi o que usei), tapar para libertar os sucos do choco e cozinhar por 10 minutos.

6.       Findo este tempo, juntei o vinho e o caldo Knorr. Deixo cozinhar, até que o choco comece a ficar macio.

7.       Adiciono então o feijão e a sua água, envolvendo cuidadosamente. Tapo de após 5 minutos provo para rectificar de sal e pimenta.

8.       Quando o choco estiver macio, está pronto a servir. 5 minutos antes acrescentei coentros picados.

 

Et voilá, vai para a mesa!!

Acompanhei de arroz branco, que entretanto preparei na recta final da Feijoada, regado com a bela da vinhaça verde!!!

 

Para sobremesa, e dado o “Fim de Semana da Portugalidade” , um Arroz Doce, feito a olho que estava muito bom (mas que eu não como, porque não aprecio…e muito menos aletria!), pelo menos os meus “críticos culinários” aprovaram!!

 

Sempre Vossa,

 

Mimi.

 

P.S.- Depois “posto” o Arroz Doce ;)

-----------------------------------------------------------------------------------
Esta mensagem pode conter informacao confidencial. Caso o receptor desta mensagem nao seja o destinatario indicado, e expressamente proibida a copia ou enderecamento desta informacao a terceiros, encontrando-se o destinatario na obrigacao de destruir a presente mensagem e de informar o emissor.

This message may contain confidential information, and is intended only for the individuals named. If you are not the intended recipient you should not distribute or copy this information and must delete this e-mail from your system and notify the sender immediately.
-----------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares