5 de setembro de 2012

A "panca" da Máquina de Fazer Pão





A "panca" da MFP terá começado no principio do Verão, quando decidi que tinha de me " pôr a mexer" e entrei para o ginásio. O facto de ter o belo valor de "208" de Colestrol, o de precisar de fazer exercício (por todos os motivos e mais alguns..." e o querer comer melhor e saber o que como na realidade, terá ajudado.

A verdade é que tendo os meus Daddys uma MFP parada também aguçou o engenho. Sinceramente nunca me tinha passado pela cabeça comprar uma e até no ano que a Mummy comprou a dela, ela quis oferece-me uma no Natal e eu disse que não valia a pena. Mas com o preço que o pão anda, mais os aditivos que são colocados e as gorduras desnecessárias que lá estão (leiam os rótulos da composição de alguns pães e ficarão assustados!) fez-me pensar num emprestimo da MFP dos Daddys e assim, desde há algum tempo que ela cá está.

Quando comia o pão que a minha mãe fazia na MFP, era sempre pão de farinhas preparadas, que é só colocar na cuba e juntar água, e não era mau. Mas não era isso que eu queria e comecei a pesquisar umas receitas. Confesso que ainda não me "aventurei" muito, mas acho que o calor também não propência a comer pão e concerteza que no Inverno irei fazer outro tipo de pães.
Percebi que um comum pacote de farinha sem fermento de marca branca se faz muito e, se nos primeiros pãezinhos, usava fermento granulado em pacotes de uni-doses, facto é que, por muito menos dinheiro, compro cubos de fermento de padeiro que me dão para fazer 4 pães.
Tenho é  imensa pena de nos comuns "super" não termos grandes variedades de farinhas (nem mesmo na secção de produtos naturais/bio) mas, fazendo comparação de preços/produtos disponíveis, posso garantir que a farinha de trigo integral da marca Pingo Doce é excelente e bastante em conta. Também têm lá farinha de milho integral que estou tentada a experimentar...

Ontem, com um pouco de tempo, e sem as miudas por perto, dei um salto ao "Celeiro" e consegui comprar farinha de centeio, que procurava há algum tempo.
Senti-me como uma criança numa loja de doces, porque as variedades de farinhas e sementes que lá têm são fabulosas e tive de me conter para não comprar um pacote de cada coisa, porque sejamos francos, infelizmente alguns destes produtos são mais caros e hoje em dia temos de ser ponderados e fazer as coisas esticar, por isso vou comprar aos poucos. Desde farinha de alfarroba (apanhei alfarrobas fabulosas na Galé,lá estão a cair das árvores, que ninguém as quer...é tão bom...), a farinha de soja ou até mesmo de cevada, passando pelas sementes de papoila, mais a quinoa e imensas variedades de linhaça, têm mesmo muita coisa.Estou com muita vontade de lá ir amanhã comprar a farinha de cevada, admito.

Assim, será garantido que vão começar a ver por aqui as minhas receitinhas da máquina de fazer pão; Tenho consultado um Blog fantástico, o "Confessions and Cookbooks", onde a "Blogger" tem receitas excelentes, que resultam e são muito simples (e que também já aconselhei á minha colega Sir, que também tem uma MFP-beijo, Sir). Já tenho a minha MFP programada para ter o pãozinho mistuta pronto ás 06h30 (bolas, a essa hora ainda o sol não nasceu por completo, ainda é "meio de noite") e prometo as fotos no próximo post juntamente com a receita, bem como uma fatia para a Sir provar.

Mais fortes, saudáveis e com melhor alimentação, é assim que precisamos de estar, para enfrentar os desafios que temos quando pomos o pé na rua. Espero estar a contribuir para o bem estar de todos aqui por casa...

Sempre Vossa,

Mimi

P.S. Tou a ver o "MasterChef America".....muito fixe, adoro os "Chefs" e o Joe a cheirar tudo antes de comer mais o Ramsey e os seus comentários jocosos, muito fixe....

1 comentário:

  1. Olá! Venho retribuir a visita e conhecer o blogue. Concordo com tudo o que dizes sobre o pão, e as diversas farinhas sao uma tentação. :-)
    Na zona de produtos naturais do Jumbo também há bastante variedade de farinhas (centeio, cevada, etc).
    Espero que o pão tenha ficado bom. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Mensagens populares