28 de outubro de 2012

Castanhas no Forno


Outono é tempo de Castanhas, mesmo...
Desde que me lembro que sou Gente, me lembro de comer Castanhas, de ser pequena e passear na Baixa e pedir aos meus pais para comprarem Castanhas Assadas...ainda hoje, esteja onde estiver, se passar por um vendedor de Castanhas e vem aquele cheirinho delicioso, fecho os olhos e sou pequenina de novo, em plena Praça dos Restauradores, a comer Castanhas descascadas pelos meus pais, numa tarde solarenga de Outono...
Remanescencias á parte, mal o Outono começa abre a época das Castanhas cá por casa. Dantes apenas as comiamos cozidas, com Erva Doce, mas desde que conheci o meu Hubbie, ele apresentou-me uma maneira mais deliciosa de as comer: no forno.
Simples e práticas, apenas levam sal. Sal, forno quente, carinho e vontade de comer.

Ingredientes:
  • Castanhas;
  • bastante Sal.
Preparação:
  1. Pré aquecer o forno a 180º;
  2. Golpear as Castanhas ao meio e ir colocando num tabuleiro de ir ao forno;
  3. Espalhar sal, generosamente, por todas elas, como se lhes estivessemos a fazer uma "cama" de sal.
  4. Vai ao forno, tempo suficiente para cozinharem, mais um menos 20 a 30 minutos. Durante esse tempo convem provar, não só para ver se já estão no ponto, mas também para ver se, acreditem ou não, precisam de mais sal, que pode ser acrescentado.
Servem-se de imediato, sendo que por cá (ai, ai o meu colestrol) gostamos de as barrar com manteiga, quando as vamos comer...

Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares