6 de outubro de 2012

Torta de Claras com Doce de Ovos


Quando estivemos de férias, quer o meu Hbbie quer a Piquena Mais Velha "namoravam a Torta de CLaras, entre outras iguarias, que havia nas 2 pastelarias que iamos depois do jantar.
Por esse motivo fiquei com “a pulga na orelha” para experimentar esta receita…afinal tem tudo para que eles adorassem, certo?
Já tinha congeladas 3 claras de ovos, portanto já era meio caminho andado para a fazer. Assim com mais ½ dúzia de ovinhos fiz esta Torta diferente, sendo que foi a minha estreia a fazer Doce de Ovos, algo que me lembro de, muito pequena, ver a minha mãe fazer e lá ficou, na caixa das memórias, como algo mágico que a Mummy fazia e que devia ser difícil. Pois, não é, é fácil, delicioso tal como de lembrava, e vai abrir portas a dentro de muito pouco tempo fazer Torta de Amêndoa…

Ingredientes:

·         9 Claras de Ovo;

·         6 Gemas de Ovo;

·         9 colheres de sopa de Açucar+150gr de Açucar;

·         Água q.b.;

·         Manteiga para untar.

Preparação:

1.      Bater as claras em castelo, sendo que quando estiverem a começar a ficar firmes, deve-se juntar as colheres de sopa de açucar.

2.      Colocar num tabuleiro forrado de papel vegetal e untado com manteiga.

3.      Vai ao forno, pré-aquecido a 180º, por 15 minutos.

4.      Enquanto as claras cozem, vamos ao Doce de Ovos, coloca-se o açucar num tacho, com água q.b. para cobrir o açucar. Deixa-se ferver e baixa-se um pouco o lume.

5.      Mexer de vez em quando, sendo que a mistura começar a ficar como de uma calda se trata-se apaga-se o lume, a fim de arrefecer um pouco.

6.      Bater as gemas com uma vara de arames e juntar á calda de açucar, enquanto se mexe energeticamente com a vara, para que as gemas se misturem vai.

7.      Levar a lume brando, mexendo sempre até engrossar.  Deixar arrefecer um pouco.

8.      Entretanto as claras estão prontas. Tirar do forno de desenformar em cima de papel vegetal. Deixar arrefecer também.

9.      Cobrir as claras com um pouco de doce de ovo e, com a ajuda do papel, enrolar em forma de torta, sendo que se retira em cima de uma torteira.

10.  Cobrir com o doce de ova restante, de forma generosa.

Servir bem frio, e podemos também optar por enriquecer com amêndoa laminada, ligeiramente tostada.

Meus queridos, tal com já Vos disse antes, eu faço as sobremesas, mas não as como. Provei o Doce de Ovos (excelente) e um pouco de Torta, mas só uma dentadinha, porque nada disto é a “minha praia”. O Hubbie gostou muito e isso é quanto basta para mim, não preciso de gostar para fazer o que seja, a satisfação que tenho, porque estou a dar-lhes mimos em forma de um prato, é a minha recompensa (pois, e receber elogios também, pois claro, que o ego também precisa de alimento…).

Sempre Vossa,

Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares