13 de janeiro de 2013

Bolinhos de Canela


Se quem me conhece diz que eu tenho a “Mania das Limpezas”, a verdade é que quando estou mais stressada ou preocupada (como é o caso) ando sempre de vassoura na mão ou a ver o que há para arrumar.

Para não começar a desenvolver um caso sério de Distúrbio Obsessivo Compulsivo com limpezas e arrumação, achei que era melhor dedicar-me a uma actividade mais lúdica e calmante, como a de fazer Biscoitos com as minhas Sardaniscas. Pois até está frio e sabe bem fazer estas coisas, se mais depressa o pensei assim o fiz.

Como por aqui é tudo, menos eu, viciado em Canela (a sério, até Gelado de Canela comem…), nada melhor que uma bela fornada de Bolos de Canela, daqueles que nos anos 80 se vendiam nas padarias á antiga Portuguesa, ao quilo, e que eu tanto gostava. Há coisas que nunca deviam mudar, é certo, mas á falta da velhinha padaria, existem sempre aquelas receitas nada preconceituosas e que sabemos que ficam sempre, mas sempre bem, e esta é uma delas.

Ingredientes:
  • 250 gr de Manteiga:
  • 200 gr de Açucar;
  • 2 ovos;
  • 600 gr de Farinha;
  • Canela q.b.


    Preparação:
    1. Ligar o forno a 180º e colocar em 2 tabuleiros papel vegetal para os forrar;
    2. Amolecer um pouco a manteiga e juntar todos os ingredientes, amassando-os com as mãos, de forma a obter uma massa uniforme, que se despega das mãos;
    3. Moldar pequenas bolas, do tamanho de nozes e dispor nos tabuleiros;
    4. vai ao forno, por 20/25 minutos;
    5. Colocar canela q.b. dentro de um saquinho de plástico e quando retirar os bolinhos do forno coloque 3 ou 4 de cada vez dentro do saco e envolva os bolos;
    6. Reserve numa caixa, depois de arrefecerem. Não garanto que a caixa seja á prova de "roubo", mas ao menos mantem-se sempre frescos, até mesmo para os "amigos do alheio"(marido e filhas) que vão visitar a caixa de vez em quando.
    As miudas ajudaram a fazer as bolinhas, a Pequena comeu massa (para não variar) e foi um bom momento em familia.
    Com o forno ainda quente ainda fiz um Bolo de Limão, que as miudas e Hubbie também já comeram ( e mais um bocadinho de massa de Bolo de Limão também, a Pequena Sardanisca "rapou" a tigela).
    Tenho bolos para a semana que se avizinha, no próximo fim de semana há mais....

    Sempre Vossa,


    Mimi.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Mensagens populares