7 de fevereiro de 2013

Pão Artisan


 
Depois da minha MFP ter dado o berro, a verdade é que deixei de aspirar a fazer pão em casa. Amassar massa e esperar que levede não é algo que hoje seja muito prático, mas depois da Sara me ter sugerido no “Diário da Mulher Pobre” a ver a receita do Pão Artisan, depois de ter visto a receita não havia porque não a experimentar…

 Simples, prático e pronta a usar, porque a massa conserva no frigorífico até 15 dias depois de feita, que mais é que podemos querer? Se a duvida fosse o saber e a textura a verdade é que o pão ficou aprovado pelo pessoal aqui de casa. Fiz este pãozinho para experimentar, e ficou só pouco alto, mas o próximo que fizer vou tentar dar-lhe um formato de “Pão de Mafra”, mais para o “compridote” e um pouco mais alto.  

 Ingredientes:

·         1 cubo de Fermento de Padeiro (25g, e é mais barato que as saquetas de fermento seco);

·         1 colher de sopa de Sal grosso;

·         700 ml de Água;

·         1 kl de Farinha sem Fermento.

 Preparação:

1.       Numa caixa grande e que tenha tampa (para guardar no frigorifico tapada) dissolver o fermento na água, entretanto amornada;

2.       Juntar o sal e o fermento e com uma colher de pau misturar bem os ingredientes. A massa fica um pouco “peganhenta” mas é mesmo assim.

3.       Tapar e deixar levedar por 2 horas. Após isso está pronto a fazer ou a guardar no frigorífico.

4.       Pré-aquecer o forno a 180º e para se fazer o pão basta, com as mãos enfarinhadas, retirar um bocado de massa (se necessário usar uma faca para a separar da restante), enfarinhar o tabuleiro em que vai ao forno e colocar lá em cima, dando o formato que se pretende (empurrando rebordos da massa para dentro e sem manobrar muito) e deixar repousar por 40 minutos antes de ir ao forno. Coze entre 30 a 40 minutos.

Queria só acrescentar que quando postei a receita me esqueci de referir que deveremos colocar, no fundo do forno, um tabuleiro com água para que o Pão possa cozer com vapor. Sempre que cozerem este pão, mm como Pizza, há que se ter essa questão em atenção.

 É um pão bom, caseiro, fofo e o mais interessante é que resulta, é uma óptima opção de se fazer pão em casa sem esforço. Basta querer….

Só é pena que o pão foi logo “atacado” por isso aqui já ia a meio. Bom sinal, certo?

 Sempre vossa,

 Mimi.

2 comentários:

  1. Ola

    descobri o blog por acaso mas já vi que tem coisas muito boas :D E este fim de semana fiz o pão. Mas ficou um pouco estaladiço demais, claro quando arrefece fica mais mole. É mesmo assim? Já agora não coloca um recipiente com água no forno, no oturo dia disseram me que deveria fazer isso.....(eu não fiz)

    Obrigada :D:D

    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, é verdade, esqueci-me do recipiente com água e um dos pães que fiz tb ficou estaladiço; se puseres um tabuleiro com água o pão fica fantástico, vais ver! O mm se aplica á pizza; vou experimentar fazer Pães com Chouriço e depois conto como ficou ;)
      Obrigada pela "visita".

      Jocas

      Eliminar

Mensagens populares