26 de março de 2013

Bacalhau á Brás




Quando a minha irmã era pequena, o ato de lhe dar de comer era moroso e muito sofrível porque ela era esquisita, demorava eternidades a comer e acabava por ser um teste de forças entre ela e quem lhe dava comer...ás vezes ganhava ela....Das poucas coisas que ela comia bem, o Bacalhau á Brás era uma delas, o famoso “Bacalhau Amarelo” da minha mãe, que tinha a santa paciência de cortar as batatas em finas tiras, que depois fritava calmamente e finalmente as juntava ao Bacalhau.

Ainda hoje, a minha irmã adora Bacalhau á Brás e curiosamente as minhas filhas também. Por isso, quando falta a imaginação, é sempre certo que o belo do Bacalhau é uma opção, porque sai sempre bem e as miúdas comem belissimamente. É das coisas mais simples de se fazer e em 1/2h temos uma bela refeição, nesta só faltou uma coisa: as azeitonas...                       

Ingredientes:

·         2 postas de Bacalhau desfiado ou um pacote de Bacalhau desfiado, devidamente demolhado;

·         2 pacotes de Batata Palha;

·         1 Cebola picada (opto por picar porque, quando a corto ás rodelas, as miúdas reclamam imenso);

·         3 dentes de Alho;

·         1 colher de café de Noz Moscada;

·         1 folha de Louro;

·         Azeite q.b.;

·         3 ou 4 ovos;

·         Sal e Pimenta a gosto (mais uma vez, usei o Moinho 5 Pimentas, do Continente);

·         Salsa picada a gosto;

·         Leite q.b (é opcional).

Preparação:

1.       Refogar a cebola, com os alhos, a noz-moscada e o louro.

2.       Quando estiver douradinha, acrescentar o bacalhau desfiado e mexer cuidadosamente; cozinhar por breves instantes, mexendo de vez em quando.

3.       Acrescentar a batata palha e envolver no bacalhau de forma delicada.

4.       Bater os ovos e apagar o lume ao bacalhau. Misturar de seguida o ovo batido, acrescentando sal, pimenta e a salsa picada.

5.       Voltar a colocar o bacalhau ao lume e mexendo ligeiramente, deixar o ovo cozinhar; deitar um pouco de leite, para ficar cremoso.

6.       Retificar temperos e servir de imediato.

Como sempre, estava ótimo, como disse, faltaram só as azeitonazinhas, que são o acompanhamento perfeito para o Bacalhau á Brás.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares