13 de março de 2013

Biscoitos de Azeite


A minha mãe faz os melhores, mas os melhores biscoitos do mundo!
Quando ela os fazia, ainda eu muito pequena, a verdade é que estes "voavam" num ápice. Os biscoitos, por obra de uma força desconhecida, desapareciam. 
Não, estou a brincar, a realidade é que todos nós íamos ás escondidas á caixa dos biscoitos e tirávamos 2 ou 3, até só restarem 2 ou 3 e aí tínhamos vergonha de admitir que os havíamos comido todos...
São uns biscoitos de Azeite, com as mais variadas formas, com uma receita que a mummy faz a olho e, por mais voltas que eu dê, não os consigo fazer...frustrante? Sim, mas hei-de lá chegar.

Há uns dias apeteceu-me os biscoitos da minha mãe, mas como não os sei fazer, achei esta receita que partilho convosco, porque, não sendo os biscoitos da minha mãe, são também deliciosos e se fizer uma fornada ao Domingo, lá para Quarta os bolos acabam.

Ingredientes:

  • 2 chávenas de Açúcar;
  • 1 chávena de azeite (usei 3/4 de chávena de Azeite);
  • 4 Ovos
  • 1 Kl de Farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de Fermento em pó;
  • 1 colher de chá de canela;
  • ½ cálice de aguardente (é facultativo, é bom das 2 formas);
  • raspa de casca de ½ Limão.
Preparação:
  1. Bater bem, numa taça grande, os ovos e o açúcar. 
  2. Juntar o azeite, a raspa de limão, a canela e a aguardente e bater novamente até a mistura estar homogénea. 
  3. Adicionar o fermento e, aos poucos a farinha, até a massa estar consistente para moldar. 
  4. Fazer pequenas bolas e pincelar com leite (não há necessidade de gastar mais um ovo).
  5.  Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar a forno pré aquecido a 180º, até ficarem dourados.

Com esta receita, dependendo do tamanho das bolas, fazem-se á volta de 55 biscoitos; não tenho é nada contra fenómenos estranhos, que fazem biscoitos desaparecer....porque acontece, cá em casa também esse fenómeno aparece...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares