29 de março de 2013

Pudim Flan Caseiro


Cá em casa são todos, mas todos viciados em pudins, de toda a forma e feitio e quanto mais "tradicionais" melhor. Já eu, a cozinheira de serviço, não aprecio pudins a não ser os velhinhos "Boca Doce" (a minha mãe fazia um "mix" destes pudins quando era pequena...ADORAVA). 
Mas nem por isso deixo de os fazer, porque sei que vou fazer as delicias cá de casa. Como nunca tinha feito Pudim Flan Caseiro, esta foi a altura perfeita, como sobremesa do jantar do Dia do Pai. 

Ingredientes:

  • 8 Ovos;
  • 800 ml de Leite;
  • 8 colheres de Açúcar ( a verdade é que, para além de Açúcar Baunilha, usei um pouco mais, 13 colheres de Açúcar para ser mais exacta, mas fica sempre ao critério de quem cozinha);
  • Açúcar q.b. para fazer caramelo.
Preparação:
  1. Numa forma de bolo pequena ou forma de pudim, colocar açúcar suficiente para fazer o caramelo. Levar ao lume e deixar o açúcar caramelizar, de forma que não queime; lume moderado e ir rodando a forma é uma boa maneira. Quando estiver em caramelo, untar a forma com a ajuda de uma colher de pau e reservar.
  2. Com a varinha mágica, misturar bem os ovos, o leite e as colheres de açúcar e verter na forma.
  3. Vai ao forno, pré-aquecido a 180º, num tabuleiro com água, em banho-maria, o tempo suficiente até estar cozido (mais ou menos 45 minutos, mas fazendo o "teste do palito" será a melhor forma de ver se o pudim está cozido.
  4. Desenformar de imediato, com cuidado, num prato próprio por causa do molho de caramelo. Vai para o frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.
De forma que o pudim fique melhor, o que aconselho é que este seja feito de véspera  porque fica melhor de um dia para o outro. É uma sobremesa que fará sucesso num jantar de convívio, sem que tenhamos muito trabalho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares