31 de março de 2013

Sericaia



Mais um doce tradicional, que todos por cá também adoram. Nunca tinha feito, mas o facto de ter visto esta receita na televisão, pelo José Avillez, e querer fazer uma sobremesa diferente para o almoço de Páscoa, levou-me a experimentá-la. A verdade é que é bem fácil de fazer e algo inesperado após um almoço em família.  
Foi servida com Ameixas d'Elvas porque, aparentemente, Sericaia sem Ameixas d'Elvas não é a mesma coisa. 

Ingredientes:

  • 6 Ovos;
  • 250 gr de Açúcar;
  • 500 gr de Leite;
  • 6 colheres de sopa de Farinha;
  • 2 paus de canela;
  • 2 tiras de casca de Limão (só o vidrado);
  • Canela em pó q.b.
Preparação:
  1. Aquecer o leite com os paus de canela e as raspas de limão e deixar levantar fervura, afim de aromatizar o leite. Desligar o lume e reservar.
  2. Separar as gemas das claras e, com a ajuda de umas varas, misturar o açúcar ás gemas, mexendo bem sem parar.
  3. Acrescentar uma colher de farinha de cada vez, mexendo antes de uma nova adição.
  4. Retirar as raspas de limão e os paus de canela do leite, e junte metade deste á mistura das gemas, envolvendo bem. Junte depois esta mistura ao leite que está no tacho e, sem nunca parar de mexer, leve a lume brando para engrossar; se o fizermos com a vara o creme não agarra nem encaroça. Apague o lume e reserve.
  5. Bata as claras em castelo e, aos poucos, vá acrescentando estas ao creme de leite, envolvendo delicadamente com movimentos de baixo para cima.
  6. Deite num prato de barro, barrado com manteiga, polvilhe com canela e vai a forno pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.

Foi feita de véspera, sendo que fiz uma Sericaia pequena, para o meu hubbie por ir provando, enquanto o almoço de Páscoa não acontecia. Miminhos pequenos...Quem comeu gostou e é mais uma sobremesa a ter em conta para ocasiões futuras. 
Entretanto tenho debaixo de olho uma receita de Tigelada, mas essa fica para "novas núpcias".
Boa Páscoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares