26 de janeiro de 2013

Bacalhau á Gomes de Sá


Hoje, mais que nunca, nada se perde, tudo se transforma, certo?
Pois então, da Noite de Natal sobraram 2 postas de Bacalhau magnífico que, no fim dessa noite foi desfiado grosseiramente, congelado e teria como destino Pasteis de Bacalhau. Teria, mas este fim de semana achei que aquele Bacalhau merecia um destino mais delicioso...

Verdade seja dita, este já foi o meu prato preferido. Ainda me lembro de, no meu 10º aniversário, ter pedido á minha mãe para fazer esta receita no meu jantar de anos. Assim, nada melhor que um belo Bacalhau á Gomes de Sá para nos deliciarmos com este resto de Natal, que ainda foi á tão pouco tempo e já se encontra bem distante.

Ingredientes:
  • 2 postas grandes de Bacalhau desfiado (depois de cozido);
  • Batatinhas pequenas q.b.( que cozi com casca);
  • 4 Ovos;
  • 1 Cebola média picada;
  • 2 ou 3 Dentes de Alho bem picadinhos;
  • Noz Moscada a gosto;
  • 1 folha grande de Louro;
  • 1 dl de Azeite;
  • 1 colher de sopa de Colorau;
  • 1/2 Pimento Vermelho;
  • Sal e Pimenta q.b.;
  • Salsa ou Coentros a gosto;
  • Azeitonas q.b.
Preparação:
  1. Cozer as batatinhas e os ovos (não esquecer o sal, na água de cozedura) e reservar.
  2. Entretanto, refogar a cebola (que tenho de picar, para as miudas não notarem) com os alhos, a noz moscada, o louro e o pimento vermelho, cortado em tirinhas bem fininhas.
  3. Tirar a pele ás batatinhas e cortar em cubos generosos. Descascar os ovos.
  4. Quando a cebola estiver translucida, colocar o colorau, misturar um pouco e adicionar o bacalhau e um pouco de sal, misturando com cuidado. Deixar cozinhar, em lume branco, por 5 minutos.
  5. Adicionar os cubos de batatas e envolver no bacalhau, adicionando a salsa ou coentros e um pouco de pimenta (usei o moinho de "5 Pimentas" do Continente). Deixar cozinhar por mais 5 minutos e, se necessário, adicionar mais um pouco de azeite.
  6. Quando pronto, servir de imediato, cobrindo com os ovinhos cortados ás rodelas e guarnecidos com as azeitonas.

Estava muiiiitooooo bom......mesmo.....Há qualquer coisa que torna a combinação do bacalhau com o azeite numa coisa deliciosa. Mas, verdade seja dita, Bacalhau e Azeite é algo que está nos nossos genes de "Tugas".......

Sempre Vossa,

Mimi.

13 de janeiro de 2013

Bolinhos de Canela


Se quem me conhece diz que eu tenho a “Mania das Limpezas”, a verdade é que quando estou mais stressada ou preocupada (como é o caso) ando sempre de vassoura na mão ou a ver o que há para arrumar.

Para não começar a desenvolver um caso sério de Distúrbio Obsessivo Compulsivo com limpezas e arrumação, achei que era melhor dedicar-me a uma actividade mais lúdica e calmante, como a de fazer Biscoitos com as minhas Sardaniscas. Pois até está frio e sabe bem fazer estas coisas, se mais depressa o pensei assim o fiz.

Como por aqui é tudo, menos eu, viciado em Canela (a sério, até Gelado de Canela comem…), nada melhor que uma bela fornada de Bolos de Canela, daqueles que nos anos 80 se vendiam nas padarias á antiga Portuguesa, ao quilo, e que eu tanto gostava. Há coisas que nunca deviam mudar, é certo, mas á falta da velhinha padaria, existem sempre aquelas receitas nada preconceituosas e que sabemos que ficam sempre, mas sempre bem, e esta é uma delas.

Ingredientes:
  • 250 gr de Manteiga:
  • 200 gr de Açucar;
  • 2 ovos;
  • 600 gr de Farinha;
  • Canela q.b.


    Preparação:
    1. Ligar o forno a 180º e colocar em 2 tabuleiros papel vegetal para os forrar;
    2. Amolecer um pouco a manteiga e juntar todos os ingredientes, amassando-os com as mãos, de forma a obter uma massa uniforme, que se despega das mãos;
    3. Moldar pequenas bolas, do tamanho de nozes e dispor nos tabuleiros;
    4. vai ao forno, por 20/25 minutos;
    5. Colocar canela q.b. dentro de um saquinho de plástico e quando retirar os bolinhos do forno coloque 3 ou 4 de cada vez dentro do saco e envolva os bolos;
    6. Reserve numa caixa, depois de arrefecerem. Não garanto que a caixa seja á prova de "roubo", mas ao menos mantem-se sempre frescos, até mesmo para os "amigos do alheio"(marido e filhas) que vão visitar a caixa de vez em quando.
    As miudas ajudaram a fazer as bolinhas, a Pequena comeu massa (para não variar) e foi um bom momento em familia.
    Com o forno ainda quente ainda fiz um Bolo de Limão, que as miudas e Hubbie também já comeram ( e mais um bocadinho de massa de Bolo de Limão também, a Pequena Sardanisca "rapou" a tigela).
    Tenho bolos para a semana que se avizinha, no próximo fim de semana há mais....

    Sempre Vossa,


    Mimi.

    Mensagens populares