31 de março de 2013

Sericaia



Mais um doce tradicional, que todos por cá também adoram. Nunca tinha feito, mas o facto de ter visto esta receita na televisão, pelo José Avillez, e querer fazer uma sobremesa diferente para o almoço de Páscoa, levou-me a experimentá-la. A verdade é que é bem fácil de fazer e algo inesperado após um almoço em família.  
Foi servida com Ameixas d'Elvas porque, aparentemente, Sericaia sem Ameixas d'Elvas não é a mesma coisa. 

Ingredientes:

  • 6 Ovos;
  • 250 gr de Açúcar;
  • 500 gr de Leite;
  • 6 colheres de sopa de Farinha;
  • 2 paus de canela;
  • 2 tiras de casca de Limão (só o vidrado);
  • Canela em pó q.b.
Preparação:
  1. Aquecer o leite com os paus de canela e as raspas de limão e deixar levantar fervura, afim de aromatizar o leite. Desligar o lume e reservar.
  2. Separar as gemas das claras e, com a ajuda de umas varas, misturar o açúcar ás gemas, mexendo bem sem parar.
  3. Acrescentar uma colher de farinha de cada vez, mexendo antes de uma nova adição.
  4. Retirar as raspas de limão e os paus de canela do leite, e junte metade deste á mistura das gemas, envolvendo bem. Junte depois esta mistura ao leite que está no tacho e, sem nunca parar de mexer, leve a lume brando para engrossar; se o fizermos com a vara o creme não agarra nem encaroça. Apague o lume e reserve.
  5. Bata as claras em castelo e, aos poucos, vá acrescentando estas ao creme de leite, envolvendo delicadamente com movimentos de baixo para cima.
  6. Deite num prato de barro, barrado com manteiga, polvilhe com canela e vai a forno pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.

Foi feita de véspera, sendo que fiz uma Sericaia pequena, para o meu hubbie por ir provando, enquanto o almoço de Páscoa não acontecia. Miminhos pequenos...Quem comeu gostou e é mais uma sobremesa a ter em conta para ocasiões futuras. 
Entretanto tenho debaixo de olho uma receita de Tigelada, mas essa fica para "novas núpcias".
Boa Páscoa.

29 de março de 2013

Pudim Flan Caseiro


Cá em casa são todos, mas todos viciados em pudins, de toda a forma e feitio e quanto mais "tradicionais" melhor. Já eu, a cozinheira de serviço, não aprecio pudins a não ser os velhinhos "Boca Doce" (a minha mãe fazia um "mix" destes pudins quando era pequena...ADORAVA). 
Mas nem por isso deixo de os fazer, porque sei que vou fazer as delicias cá de casa. Como nunca tinha feito Pudim Flan Caseiro, esta foi a altura perfeita, como sobremesa do jantar do Dia do Pai. 

Ingredientes:

  • 8 Ovos;
  • 800 ml de Leite;
  • 8 colheres de Açúcar ( a verdade é que, para além de Açúcar Baunilha, usei um pouco mais, 13 colheres de Açúcar para ser mais exacta, mas fica sempre ao critério de quem cozinha);
  • Açúcar q.b. para fazer caramelo.
Preparação:
  1. Numa forma de bolo pequena ou forma de pudim, colocar açúcar suficiente para fazer o caramelo. Levar ao lume e deixar o açúcar caramelizar, de forma que não queime; lume moderado e ir rodando a forma é uma boa maneira. Quando estiver em caramelo, untar a forma com a ajuda de uma colher de pau e reservar.
  2. Com a varinha mágica, misturar bem os ovos, o leite e as colheres de açúcar e verter na forma.
  3. Vai ao forno, pré-aquecido a 180º, num tabuleiro com água, em banho-maria, o tempo suficiente até estar cozido (mais ou menos 45 minutos, mas fazendo o "teste do palito" será a melhor forma de ver se o pudim está cozido.
  4. Desenformar de imediato, com cuidado, num prato próprio por causa do molho de caramelo. Vai para o frigorífico pelo menos 2 horas antes de servir.
De forma que o pudim fique melhor, o que aconselho é que este seja feito de véspera  porque fica melhor de um dia para o outro. É uma sobremesa que fará sucesso num jantar de convívio, sem que tenhamos muito trabalho. 

Almondegas



Confesso que esta foi uma refeição especialmente dedicada ao Dia do Pai pois, não tendo sido possivel fazer um jantar mais repenicado nesse dia tão especial, merecia sempre ser celebrado, se bem que com uns dias de atraso. Assim, o jantar de Sábado passado foi temático, para mimar o meu Hubbie, o maior dos pais do mundo.

Receita simples e que resulta bem, as Almondegas foram acompanhadas de puré e para a sobremesa fiz um belo Pudim Flan caseiro, uma estreia, porque nunca tinha feito esta receita mas, tendo em conta que o pudim acabou em 2 dias, foi um caso de sucesso (mais uma vez, eu fiz, mas não comi, porque não gosto, mas tinha um especto delicioso, é certo).

Ingredientes:
  • 1/2kl de Carne Picada;
  • 1 Cebola bem picadinha;
  • 3 Dentes de Alho;
  • 1 Ovo;
  • 4 colheres de sopa de Pão Ralado;
  • Sal, Pimenta, Salsa, 1 folha de Louro e Noz Moscada q.b.;
  • Azeite q.b.;
  • 100 ml de Polpa de Tomate;
  • 200 ml de Vinho Branco;
  • 400 ml de água (aproximadamente);
  • 1 colher de sopa de Ketchup;
  • 1 colher de café de Cominhos.
Preparação:
  1. Á carne picada, juntei 1/4 da cebola picada, com um alho também picado, o ovo, pão ralado, salsa, sal e pimenta q.b.; amassei bem e moldei pequenas bolinhas de carne, que envolvi em farinha.
  2. Refoguei a restante cebola e os 2 alhos em azeite, com a noz moscada e a folha de louro.
  3. Quando a cebola estava douradinha, juntei as almôndegas e tapei, para as deixar corar um pouco e "selar" as mesmas. Basta 10 minutinhos, mexendo o tacho de vez em quando.
  4. Adicionei depois o vinho, a polpa, o ketchup, a água, os cominhos, sal e pimenta, tapei e deixei cozinhar em lume brando, até as almôndegas estarem cozinhadas e o molho apurado (por volta de 40 minutos).
  5. Rectificar de temperos se preciso, deixar cozinhar mais 5 minutos e servir de imediato.

Estas Almôndegas estavam mesmo muito boas, e com puré são a refeição perfeita. A família adorou e ainda levei algumas na marmita do almoço, quando a semana começou!

26 de março de 2013

Bacalhau á Brás




Quando a minha irmã era pequena, o ato de lhe dar de comer era moroso e muito sofrível porque ela era esquisita, demorava eternidades a comer e acabava por ser um teste de forças entre ela e quem lhe dava comer...ás vezes ganhava ela....Das poucas coisas que ela comia bem, o Bacalhau á Brás era uma delas, o famoso “Bacalhau Amarelo” da minha mãe, que tinha a santa paciência de cortar as batatas em finas tiras, que depois fritava calmamente e finalmente as juntava ao Bacalhau.

Ainda hoje, a minha irmã adora Bacalhau á Brás e curiosamente as minhas filhas também. Por isso, quando falta a imaginação, é sempre certo que o belo do Bacalhau é uma opção, porque sai sempre bem e as miúdas comem belissimamente. É das coisas mais simples de se fazer e em 1/2h temos uma bela refeição, nesta só faltou uma coisa: as azeitonas...                       

Ingredientes:

·         2 postas de Bacalhau desfiado ou um pacote de Bacalhau desfiado, devidamente demolhado;

·         2 pacotes de Batata Palha;

·         1 Cebola picada (opto por picar porque, quando a corto ás rodelas, as miúdas reclamam imenso);

·         3 dentes de Alho;

·         1 colher de café de Noz Moscada;

·         1 folha de Louro;

·         Azeite q.b.;

·         3 ou 4 ovos;

·         Sal e Pimenta a gosto (mais uma vez, usei o Moinho 5 Pimentas, do Continente);

·         Salsa picada a gosto;

·         Leite q.b (é opcional).

Preparação:

1.       Refogar a cebola, com os alhos, a noz-moscada e o louro.

2.       Quando estiver douradinha, acrescentar o bacalhau desfiado e mexer cuidadosamente; cozinhar por breves instantes, mexendo de vez em quando.

3.       Acrescentar a batata palha e envolver no bacalhau de forma delicada.

4.       Bater os ovos e apagar o lume ao bacalhau. Misturar de seguida o ovo batido, acrescentando sal, pimenta e a salsa picada.

5.       Voltar a colocar o bacalhau ao lume e mexendo ligeiramente, deixar o ovo cozinhar; deitar um pouco de leite, para ficar cremoso.

6.       Retificar temperos e servir de imediato.

Como sempre, estava ótimo, como disse, faltaram só as azeitonazinhas, que são o acompanhamento perfeito para o Bacalhau á Brás.

13 de março de 2013

Biscoitos de Azeite


A minha mãe faz os melhores, mas os melhores biscoitos do mundo!
Quando ela os fazia, ainda eu muito pequena, a verdade é que estes "voavam" num ápice. Os biscoitos, por obra de uma força desconhecida, desapareciam. 
Não, estou a brincar, a realidade é que todos nós íamos ás escondidas á caixa dos biscoitos e tirávamos 2 ou 3, até só restarem 2 ou 3 e aí tínhamos vergonha de admitir que os havíamos comido todos...
São uns biscoitos de Azeite, com as mais variadas formas, com uma receita que a mummy faz a olho e, por mais voltas que eu dê, não os consigo fazer...frustrante? Sim, mas hei-de lá chegar.

Há uns dias apeteceu-me os biscoitos da minha mãe, mas como não os sei fazer, achei esta receita que partilho convosco, porque, não sendo os biscoitos da minha mãe, são também deliciosos e se fizer uma fornada ao Domingo, lá para Quarta os bolos acabam.

Ingredientes:

  • 2 chávenas de Açúcar;
  • 1 chávena de azeite (usei 3/4 de chávena de Azeite);
  • 4 Ovos
  • 1 Kl de Farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de Fermento em pó;
  • 1 colher de chá de canela;
  • ½ cálice de aguardente (é facultativo, é bom das 2 formas);
  • raspa de casca de ½ Limão.
Preparação:
  1. Bater bem, numa taça grande, os ovos e o açúcar. 
  2. Juntar o azeite, a raspa de limão, a canela e a aguardente e bater novamente até a mistura estar homogénea. 
  3. Adicionar o fermento e, aos poucos a farinha, até a massa estar consistente para moldar. 
  4. Fazer pequenas bolas e pincelar com leite (não há necessidade de gastar mais um ovo).
  5.  Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar a forno pré aquecido a 180º, até ficarem dourados.

Com esta receita, dependendo do tamanho das bolas, fazem-se á volta de 55 biscoitos; não tenho é nada contra fenómenos estranhos, que fazem biscoitos desaparecer....porque acontece, cá em casa também esse fenómeno aparece...


8 de março de 2013

Sopa de Alho Francês, Abóbora e Grão

Desde pequena que me lembro de comer sopa e de gostar. Se durante muito tempo deixei de a comer, a verdade é que quando fui mãe esta reentrou nos hábitos alimentares cá de casa e se há miudos que destestam sopa, uns verdadeiros Mafalda", felizmente as minhas piolhas adoram e há sempre sopa para fazer ao fim de semana. A verdadeira batalha é: que sopa vou fazer desta vez?
Este fim de semana que passou foi sopa inventada,com o que tinha cá em casa e com o que me apeteceu...porque não um pouco de grão? E se no congelador andava um alho francês em "juliana" porque não juntá-lo também ao grão e fazer uma sopinha??
Se o pensei, mais depressa o fiz e a sopa ficou deliciosa! Aconchegante para o frio e cheia de fibra para a barriguinha.

Ingredientes:
  • 4 Cenouras grandes;
  • Abóbora (usei 600 gr);
  • 1 Nabo;
  • 1 Courgete grande;
  • 1 Cebola pequena (não usei muito grande, por causa do sabor já activo do Alho Francês);
  • 2 Batatas;
  • 300 gr de Grão de Bico;
  • Alho Francês em Juliana;
  • Massinhas ou Arroz (usei massinha Cuscus);
  • Sal e Azeite q.b.
Preparação:
  1. De véspera, coloquei o grão de molho.
  2. Descasquei e cortei aos bocadinhos todos os legumes (excepto o alho francês) e coloquei-os na panela de pressão, juntamente com o grão.
  3. Cozer os legumes por mais ou menos 30 minutos após a panela começar a deitar vapor ou até o grão estar cozido.
  4. Quando for possivel abrir a panela de pressão, retirar um pouco de grão e reservar.
  5. Triturar os legumes, acrescentar mais água se necessário e volta ao lume; quando começar a ferver, baixar o lume, acrescentar o alho francês em "juliana" e deixar cozer, em lume brando por 10 minutos.
  6. Acrescentar o restante grão e as massinhas e deixar as massas cozinharem, mexendo de vez em quando, portanto por mais 10 minutos.
  7. Quando a sopa está quase fria, acrescento o azeite e o sal.
Boa para comer á noite, num jantar ligeiro ou na marmita do trabalho, a acompanhar um pãozinho com queijo, fiambre ovo cozido e alface  ou uma salada (sim é verdade, foi um dos almoços desta semana...) vão ver que vão gostar desta sopinha, estava mesmo boa.

Mensagens populares